Nasci e fui criado no norte do Brasil, mas os meus pais nasceram em Portugal. Mudaram-se de novo para Portugal depois de eu ter nascido. Mas depois, decidiram ir viver para a Alemanha desde os meus cinco anos de idade.
O meu pai faleceu quando eu tinha 12 anos de idade, e a minha mãe voltou a ser imigrante. Ela não tinha emprego e não falava alemão.
Ela também não conseguiu encontrar emprego na Alemanha. Ela encontrou um emprego em Portugal, mas não lhe foi permitido trabalhar até ter uma autorização de residência.
Assim, solicitou uma autorização de residência e esperou que o seu pedido fosse aprovado. Mas, ela perdeu a esperança e desistiu. E voltou para a Alemanha desesperada por um emprego. Lá encontrou e passadas 3 décadas ainda vivemos aqui.
O saudoso regresso a Portugal através de um visto gold de 280k?
No ano passado, vi uma notícia que dizia que o programa de visto gold português iria ter algumas alterações no ano de 2022, e que o governo português daria vistos de residência a investidores que estivessem dispostos a comprar por exemplo uma moradia em lugares interiores e de baixa densidade populacional, pelo mínimo de 280,000 euros.
Foi então que decidi a ponderar candidatar-me ao programa português de Vistos Gold.
Para poder candidatar-se ao Programa Visto de Ouro, é necessário não só investir no mínimo 280.000 euros (com alguns requirementos) e viver em durante alguns períodos em Portugal durante cinco anos.
Se não permanecer pelo menos alguns dias em Portugal durante esses 5 anos consecutivos, não será elegível para o programa e eventualmente para cidadania.
Depois de ter tomado a decisão de solicitar o Visto de Ouro, fui à Internet e li tudo o que pude encontrar sobre o programa.
Acabei por optar pela opção do golden visa 280, pois podia recuperar e investir numa casa num vila muito rural onde a minha mãe tinha familiares! Parecia a combinação perfeita!
Soube que o Programa Golden Visa é semelhante ao Programa EB-5 para Investidores Imigrantes. Ambos os programas permitem que os estrangeiros se tornem cidadãos de outro país.
No entanto, ao contrário do EB-5 Immigrants Investor Program, o Programa Golden Visa permite aos investidores obterem o estatuto de residência sem investir grandes quantidades de dinheiro.
Quando ouvi falar do Programa de Vistos Gold pela primeira vez, achei que soava demasiado bem para ser verdade. No entanto, fiz a minha pesquisa e descobri que realmente funciona.
Demorei duas semanas a completar a minha candidatura com ajuda de uns consultores especialistas no mercado português. Apresentei os meus documentos e paguei as taxas exigidas.
Dentro de 10 dias, recebi um e-mail dizendo-me que a minha candidatura tinha sido iniciada.
Agora, estou à espera que o meu visto de residência chegue. Assim que receber o meu passaporte, tenciono viajar para Portugal com a minha mãe para vermos as obras de restauração na casa que compramos.
Estou entusiasmado por vê-la e para os próximos passos.
Estou grata por me ter sido dada a oportunidade de prosseguir o meu sonho de me tornar uma cidadã europeia, através do vistos gold de Portugal.